Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Tipos de poluição

Os tipos de poluições

           Os tipos de poluições são: Ar,Solo,Visual, água e Sonora,esses tipos de poluições são muito ruins porque destroem o nosso pais.
            As consequências das poluições são: Elas podem matar nosso pais,pessoas,animais e entre outros.A cupa dessas poluções são dos homens  e também geralmente das pessoas porque nos que jogamos lixo nas ruas e isso e um tipo de poluição que e a poluição do solo.E também tem o dia que as pessoas tem que andar de bicicleta para conscientizar a todos saber os efeitos  negativos que os carros causam.
           Bom,se as pessoas do nosso pais não ajudarem,assim vai ficar difícil para manter nosso pais em bom estado. No futuro eu espero que as pessoas conservem nosso planeta porque quem quer ter um pais poluído ?  Eu pergunto isso para vocês!

Letícia 3 ° Ano
Professora: Ana Paula.





          Existem cinco tipos de poluição, do ar, da água, do solo, sonora e visual. As causas da poluição são feitas pelos     homens por causa da     falta de  conscientização    deles.  As poluições trazem várias conseqüências como, por exemplo; a água poluída deixa todos nós doentes e isso pode matar os animais.
        Para evitar as poluições devemos agir corretamente como; não jigar lixo no chão, não desmatar e não queimar.
        Eu espero que o mundo esteja melhor no futuro.

Renato 3° ano.





         Os tipos de poluições são; a poluição do solo, do ar, sonora, da água e visual. Elas são causadas pela falta de conscientização do homem, dos carros, motos, caminhões etc. Todos nos somos afetados pela poluição assim como os animais.
          As poluições trazem várias consequências, como por exemplo, as fumaças das fabricas e dos carros que poluem o ar, os homens que jogam lixo no rio, poluem a água, quem picha os muros estão praticando a poluição visual, quem coloca som bem alto nos carros prática a poluição sonora. Para evitar as poluições podemos trocar os carros por bicicletas, não jogar lixo no chão e nem no mar, não ouvir músicas muito altas, não causar queimadas, não pichar os muros.
        No futuro eu espero que,não tenha queimadas,menos carros,que não joguem lixo no chão e sim na lata de lixo e não causar mais poluições.

Gabriel 3° ano 
Professora: Ana Paula.





      Os tipos de poluição; do ar, do solo, sonora, visual e da água. Os homens é que causam essas poluições. As pessoas passam mal porque elas poluem o planeta. As pessoas são afetadas pelas poluições assim como os animais e como todo o resto da natureza.
       As consequências causadas pela poluição podem vir da poluição da água que fica suja e nos traz doenças. Quando temos grandes informações visuais como; pichação, propagandas exageradas, outdoors e etc. 

    As medidas para evitar essas poluições são; cuidar das águas dos rios, não desmatar as árvores e etc. No futuro eu espero que os homens parem de poluir e planeta terra, para que possamos viver melhor.

Thiago 3° ano.








terça-feira, 9 de julho de 2013

Região Sudeste


Região Sudeste 

Neste bimestre estudamos a Região Sudeste conhecendo sua cultura, tradição,  fauna e flora, danças e comidas típicas. Este é o painel que utilizamos na feira cultural. Os alunos escolheram o Cristo Redentor para representar todas esta região privilegiada por sua beleza.








terça-feira, 2 de julho de 2013

Os quatro elementos da natureza


 Os quatro elementos da natureza. 


Um dia neste Planeta encontraram-se os 4 elementos da Natureza: A Terra, o Ar, a Água e o Fogo.
Cada um deles achava que era mais importante do que os outros e começou a discussão…
A Terra achava que sem ela nada existiria, pois não haveria um sítio para viver; também não haveria o que comer, pois nela se produzem os alimentos e ninguém poderia passear nos jardins, pois estes também crescem sobre terra. Não haveria automóveis, nem comboios e outros meios de transporte que se deslocam pelo chão…
O Ar não quis ficar atrás… começou por dizer que o mais importante era ele pois, se não existisse, ninguém conseguiria respirar e assim não haveria Vida. Também não haveria vento, nem sequer uma brisa suave para arrefecer quando está muito calor… ou para gerar energia elétrica, quando é forte e poderoso. E os aviões? Como poderiam voar sem ar?
De seguida falou a Água: Eu é que sou a mais forte de todas! Sem mim não há rios, nem mares e as torneiras ficam secas. Sem água não há vida… não se pode beber, lavar, nem tomar banho, nadar. Não haveria peixes, nem barcos, nem submarinos…
Por fim, o Fogo tomou a palavra e disse: O mais poderoso de todos sou eu! Eu aqueço quem tem frio, cozinho os alimentos para as pessoas comerem, mas, quando me zango, ateio incêndios que queimam terras, casas, árvores e carros, saio em forma de lava dos vulcões e destruo tudo à minha passagem!
Nenhum dos 4 elementos aceitava que os outros poderiam ser mais fortes e importantes… E então o Planeta falou: nenhum de vós é maior do que os outros. Todos são necessários à vida das pessoas e da Natureza.
A paz chegou então a este Planeta e, a partir daí, os 4 elementos da Natureza compreenderam que eram essenciais e que todos contribuem para a vida das pessoas, das plantas e dos animais. FIM 

Ar



Água


 Fogo


 Terra


 Os quatro elementos da natureza



Projeto:  por um mundo melhor. 
Os alunos adquiriram grande conhecimento ao estudar os 4 elementos da natureza que até então era desconhecidos por eles e agora faz presente sempre que falamos em natureza, estão sempre citando a importância de cada um, seja em redações, roda de conversa e etc. Estamos em busca de um ambiente inteiro e não de um meio ambiente. Todos por um mundo melhor.


segunda-feira, 1 de julho de 2013

Tangram

Construa um Tangram com seus alunos e faça de sua aula um momento de descontração!


  
Tangram é um jogo muito utilizado pelos professores de matemática para apresentar aos alunos da educação infantil e do ensino fundamental (até o 6º ano) formas geométricas, trabalhar a lógica e a criatividade, retas, seguimentos de retas, pontos e vértices. 



Um pouco de história 

Quando surgiu, de onde veio, quem inventou, são dúvidas que nunca foram esclarecidas sobre esse jogo. Existem inúmeras lendas sobre a história do Tangram. Dentre elas a mais comentada é que: um monge chinês deu uma tarefa a seu discípulo, pediu que ele fosse percorrer o mundo em busca de ver e relatar todas as belezas do mundo, assim deu para ele um quadrado de porcelana e vários outros objetos, para que pudesse registrar o que encontrasse. Muito descuidado deixou a porcelana cair, essa se dividiu em 7 pedaços em forma de quadrado, paralelogramo e triângulo. Com essas peças ele notou que poderia construir todas as maravilhas do mundo. 



Quando propuser aos seus alunos o trabalho com Tangram é importante que deixe que eles o construam. O Tangram pode ser construído com EVA ou com papel cartaz.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Reescrita do conto da A ararinha do bico torto

Os alunos leram a história da A ararinha do Bico Torto do autor Walcir Carrasco. Em seguida recontaram os principais fatos narrados pelo o autor, destacando o que mais lhe interessaram. Assim na medida que eles conversavam entre si, registravam no caderno alguns pontos importantes da história. Logo solicitei a reescrita coletiva da história, e eles mostraram bastante preparados, uma vez que já tinham analisado a fundo o texto original e suas ilustrações resgatando a ordem das ações dos personagens. Dê uma conferida na reescrita dos pequenos escritores!




A ararinha do bico torto 

Era uma vez, uma ararinha do bico torto, um dia o pai foi buscar uma semente para alimentar a mãe e seus filhotes. Um de seus filhotes não conseguiu comer as sementes porque tinha o bico torto, mais tarde ela estava com muita fome e tentou buscar no fundo do ninho alguns grãos de sementes e acabou caindo do oco da árvore. De repente ela ouviu passos e vozes e ficou com muito medo, fechou os olhos e quando abriu estava nas mãos de um menino chamado Mário, que passeava com o seu pai que era fotografo de animais.
_ Pai olha ela tem o bico torto e esta muito fraca, podemos leva-la para casa?
_Não sei meu filho, talvez ela não consiga chegar até o acampamento.
Mário a levou depressa para o acampamento e preparou um liquido nutritivo, encheu uma seringa e despejou no seu bico. A ararinha recebeu o nome de Nina e foi levada para o veterinário que a examinou e ensinou uma dieta de papinha de fubá e grãos. Diariamente Mário dava papinha duas vezes ao dia junto com os grãos. No dia seguinte a ararinha Nina inclinou seu pescoço para tentar comer sozinha e conseguiu. Assim ela experimentou sozinha sua primeira semente.
                 

Alunos(a): João Pedro, Gabriel, Letícia e Thiago.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Dia da Poesia

14 de Março dia nacional da poesia. 
Os alunos do 3 °ano escreveram suas próprias poesias, depois de conhecer algumas poesias de grandes poetas como : Cecília Meireles e Vinícius de Morais. Confira abaixo;




O cachorrinho

Onde vais, cachorrinho,
Tão apressadinho?
Vai cair e machucar o focinho.
O que viu cachorrinho?
_ Eu vi um ratinho
agora estou com medo amiguinho.

Autor(a): Letícia Lima Gonzaga



O cachorrinho e seu rabinho                                  

  Por que você esta girando

  igual a um piãozinho?

_Por que estou correndo

  Atrás do meu rabinho.


Autor: João Pedro

O gato 

O gato correu atrás do rato
O rato pediu ajuda para o pato
O pato correu para o lago
e conseguiu ajuda para o rato.


Autor: Gabriel


terça-feira, 12 de março de 2013

Alfabeto de A a Z Novos significados para Você.

 As crianças aprenderam como se organizam diversos materiais, assim como: Listas de todas as espécies, dicionários, enciclopédia e outros. Aprenderam também que o dicionário é um livro que registra um conjunto de palavras organizadas alfabeticamente. Além disso, o dicionário da Linguá Portuguesa, mostra como são escritas ás palavras, traz seus significados e algumas informações gramaticais.
É fácil consultar o dicionário; o principal é conhecer bem o alfabeto. Assim os alunos resolveram mudar alguns significados de algumas palavras do dicionário, criando uma paródia e tornando a aprendizagem mais divertida. Veja abaixo algumas palavras de A a Z e seus significados de acordo com a turma do 3° ano.


Alfabeto de A a Z
Novos significados para Você.

Avião = Meio de transporte que da um medão
Barco = serve para atravessar o rio
Colher = o que vive dando sopa
Dado = serve para brincar
Escola = lugar onde encontra os amigos
Faca = objeto perigoso
Gangorra = brinquedo que sobe e desce
Hebbe = pessoa sortuda
Idade = aquilo que você tem certeza de que vai ganhar de aniversário, queira ou não queira.
Janela = por onde entra tudo o que se vê la fora
Kiwi = fruta de veludo
Lápis = serve para escrever
Maça = fruta que envenenou a Branca de Neve
Nariz = onde tem meleca
Organização = o contrário de bagunça
Pé = que tem chulé
Queijo = palavra que rima com beijo
Rotina = a mesma coisa, a mesma coisa, a mesma coisa...
Sapo = que vira príncipe
Tempo = ele nunca para
Uva = roxa e deliciosa
Vovó = nossa segunda mãe                                              
Xadrez = jogo emocionante
Yara = sereia do folclore
Zebra = Animal de listras engraçadinhas.

Autores: Gabriel, João Pedro, Letícia e Thiago.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Conto e Reconto


O reconto é uma atividade que incentiva a memória, atenção, percepção, o saber escutar e pode ser feito individualmente ou em grupos. 
A  turminha do 3° Ano adora recontar histórias, os alunos sempre se envolvem de imediato com os personagens, cenários e autores. Aos fins de semana eles levam para casa um livro literário para realizar a leitura em casa, assim, todas as segundas-feiras eles compartilham sua história com os colegas, recontando-a com suas palavras conforme o que entenderam. Esse compartilhamento é muito importante pois eles fazem o rodizio dos livros entre eles e na próxima semana, aquele mesmo livro que foi lido por um outro colega, ganha uma nova interpretação, desse modo podemos observar que a mesma história pode ser lida por todos ao mesmo tempo, mas cada um irá interpretar, opinar, observar, modificar e concluir a sua maneira. Aqui vocês terão o privilégio de ler o resumo de algumas histórias conhecidas, recontadas pelos meus queridos alunos.

Este planejamento visa rememorar o mágico universo infantil, resgatando o gosto pelas histórias, desenvolvendo, assim, a oralidade, a escrita e outros modos de expressão e socialização.



LINO
Autor: André Neves 
Aluno: Gabriel

Esse livro conta a historia de um brinquedo chamado Lino ,ele estava chateado por que a  sua amiga sumiu,o nome dela é lua, eles corriam juntos, ate que um dia ela sumiu. Lino perguntou para todos mas não teve nenhuma noticia. Ele foi vendido  e conheceu uma nova amiga chamada Estrela, ele gostou muito dela.


Aluno(a): Letícia

-Era uma vez um porquinho que chamava Lino. Uma noite a lua havia desaparecido da loja de brinquedos.  A lua era uma coelhinha branca, com uma luz que acendia na barriga dela toda vez que a lua dava risada. A lua gostava de apostar corrida, ela inventava musicas lindas. Lua contava lindas historinhas para dormir. Lino e Lua sempre estavam juntos eles eram um brinquedo. Mas um dia a lua havia sumido. Lino perguntou por ela mais ninguém sabia. O tempo passou e o dia pareceu não ter fim. Mas num pisar de olhos Lino estava em uma caixa. E ele pensou que iria desaparecer para sempre. Mais... Quando a caixa se abriu ele encontrou uma menina que chamava Estrela. A estrela brincava muito com Lino. O Lino foi se acostumando com o jeito dela. Estrela ia fazer uma surpresa para Lino e falou;
-Vamos escutar o que a lua tem pra falar para a gente!? E Lino ficou surpreso, fazia tanto tempo que ele não escutava esse nome lua. Estrela desligou a luz e abriu a janela. Lino quase não acreditou no tamanho de sua lua porque toda noite quando estrela  dormia ele olhava o brilho da lua.





A  promessa do girino
Autor; Jane Willis e Toni Ross
Aluno(a): Letícia Lima Gonzaga

-Era uma vez um girino e uma lagarta. Ela era o arco-íris do girino e um dia ela falou;
-você jura não mudar?
E o girino falou;
-sim eu prometo.
E no dia seguinte ele viu que tinha mudado e a lagarta falou;
-Você prometeu que não ia mudar. Você tem três chances.
E no outro dia ele mudou de novo e a lagarta ficou furiosa. E ele disse;
-Eu prometo não mudar de novo.
A lagarta começou a chorar e disse;
-E a segunda vez que você quebra a promessa.
-Me desculpe nem quero essas pernas...
Então ele mudou pela terceira vez. E tentou dar flores para o seu arco-íris, mas não conseguiu. Ela também mudou e virou uma linda borboleta. Um dia ela estava voando e ele a comeu. E ele se pergunta por onde ela andara?



A PROMESSA DO GIRINO.

Autor; Jane Willis e Toni Ross
Aluno(a): João Pedro


Era uma vez um girino e uma lagarta.
O girino era a brilhante perola negra dela e a lagarta o belo arco-iris dele.
A lagarta disse:
_prometa que não vai mudar?
 O girino disse:
_eu prometo.
E na outra vez o girino virou um sapo e a lagarta uma borboleta. O sapo não sabia que a borboleta era a lagarta e a comeu e mesmo assim ficou aguardando sua brilhante pérola negra aparecer.



Coisas Importantes

Autor: Peter Carnava
Aluno (a); Letícia Lima Gonzaga

   Esse livro conta uma história muito bonita que a mãe praticamente é um  pai e uma mãe, ela fazia tudo sozinha na casa dela, ela pintava, arrumava e um dia ela resolveu deixar as coisas do ex marido na loja de coisas usadas. Mas quando ela chegou em casa ela viu todas as coisas no mesmo lugar e perguntou ao filho: 
_ Filho foi você que trouxe essas coisas pra casa? E o filho respondeu:
_ Sim , mamãe foi eu!
Mas ela e o filho voltaram para a loja de objetos usados e contaram ao dono tudo sobre a caneca, o par de chinelos e a partitura para piano, e ele não comentou nada. Naquela noite a mãe de Felipe não conseguiu  dormir, então ela desceu a escada e foi ler um livro, quando estendeu a mão para acender a luz,  ouve um silêncio e Felipe congelou. A mãe sufocou um grito e nenhum dos dois sabia o que dizer. Na manhã seguinte eles colocaram as coisas do pai no lugar. Coisas pequenas e coisas importantes, porque o menino queria lembrar e a mãe queria esquecer.


A borboleta e a lagarta
Autor: May Christina Cunha de Paiva
Aluno: Gabriel

       Era uma vez uma borboleta e uma minhoca, elas viviam de asas e corpo cruzados porque uma queria ser a outra. Naquela noite uma fada apareceu e transformou a minhoca em borboleta e a borboleta em minhoca, mas nenhuma sabia o que fazer depois da transformação e ficaram triste novamente. A fada voltou e desfez a sua mágica, e tudo voltou ao normal.



quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Cascão Machucadão





Um dia Cascão estava jogando futebol quando tropeçou na bola, machucando o seu joelho, ele começou a gritar. O Cebolinha estava passando e correu para ajudar o amigo ele trouxe uma mala de primeiros socorros e o cascão falou:
_ Corre cebolinha meu joelho esta doendo!
Em vez de curar o machucado o cebolinha tampou a boca do cascão pra ele parar de gritar.

Autores; Gabriel, João Pedro, Letícia e Thiago.

Turma; 3° Ano Vespertino

Desejo de escrever


Por meio de símbolos denominados letras é possível formar palavras que nos ajudam a desvendar situações que muitas vezes não conseguimos expressar oralmente.
Deixar revelar sentimentos, fantasias, ideias em uma folha de papel ou até mesmo na branca areia... Textos que nos fazem rir; textos que nos fazem chorar. Textos que nos ensinam, que nos ajudam...Textos que parecem ter sidos feitos para nós... Esse é um dos desejos dos pequenos escritores.

Dalva Bastos

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

O ato de educar

"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele".
                                                                                                         
Immanuel Kant